Centros de Convivência

Centro de ConvivênciaO Centro de Convivência Avape, localizado no Grande ABC, proporciona o atendimento a jovens com deficiência intelectual e/ou múltiplas associadas, a partir de 12 anos de idade, em regime de externato e seminternato.

As atividades são desenvolvidas por meio de diversas oficinas, como artesanato, papelaria, jardinagem, marcenaria, criação de animais de pequeno porte e agricultura orgânica. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento adequado das capacidades mentais e dos hábitos básicos de cuidados pessoais, a fim de promover independência pessoal e social da pessoa com deficiência.

Visa ainda propiciar melhor controle emocional e incentivar o desenvolvimento das habilidades de comunicação. Por meio da diversificação de atividades, o Centro também possibilita o conhecimento da realidade que o cerca, situando-o no tempo e no espaço. Com o foco de desenvolver o sentido de convivência nas relações de amizade e vida em grupo, visando adquirir normas sociais e reconhecimento de autoridade, são realizadas atividades culturais, de lazer, esportivas, de música e dança.

Grupo Operativo: proporciona o desenvolvimento das habilidades e a aprendizagem, a diminuição da agressividade e da angústia, favorecendo a convivência em grupo e despertando no indivíduo interesse e o contato com aspecto de cidadania.

Projeto de Relações Afetivas (sexualidade): orienta e esclarece dúvidas sobre a sexualidade. O projeto também atua na prevenção à gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. Desenvolve a autoestima e trabalha a afetividade.

Grupo de Habilidades Sociais: proporciona maior cooperação entre a equipe; aprimora conhecimentos técnicos para aplicação da técnica de habilidades sociais aos atendidos.

 

 

 

Fenavape | Rede Avape | Endereços | Fale Conosco | Mapa do Site