Pernambuco terá Feira do setor de HVAC-R ar-condicionado refrigeração ventilação e aquecimento

O sucesso do Espaço Febrava, montado na FORIND NE – Feira de Fornecedores Industriais do Nordeste, vai se desdobrar no crescimento da área especial para o setor de HVAC-R (ar condicionado, refrigeração, ventilação e aquecimento). Em 2014, o número de estandes vai triplicar, chegando a 80; e, na edição seguinte, em 2016, o evento já se tornará totalmente independente e se transformará na edição nordestina da Feira Internacional de HVAC-R, que é realizada há 17 anos em São Paulo. A carta de intenção para esse desenvolvimento foi assinada durante a FORIND NE pelos diretores da Reed Multiplus, Fernando Barbosa e Augusto Balieiro, e pelo presidente da Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), Samoel Souza.

O Espaço Febrava foi a primeira versão da Febrava fora de São Paulo. Samoel Souza explica que a parceria da Abrava com a Reed Multiplus para investir no crescimento do evento se justifica pelo crescimento do mercado nordestino: a região já representa cerca de 15% das vendas do setor no Brasil, com expectativas de crescimento acima do Produto Interno Bruto (PIB). Tanto que, recentemente, a Abrava passou a ter uma representação no Nordeste. Havia demanda dos empresários regionais por articulação e das companhias de outras regiões por participação nesse desenvolvimento. “Temos acompanhado o Nordeste de perto e a hora de chegar é agora. Se esperássemos mais um ou dois anos, seria tarde demais”, avalia Souza.

Fernando Barbosa explica que a parceria com a Abrava pela Febrava NE é parte da estratégia da Reed Multiplus de acompanhar o desenvolvimento do Nordeste, especialmente via Pernambuco, estado de destaque na região: “Convidamos a Abrava para fazer o Espaço Febrava dentro desta edição da FORIND NE e comprovamos a demanda do setor, que vamos atender plenamente”. A Reed Multiplus é integrante do grupo Reed Exhibitions Alcantara Machado, que promove da Febrava em São Paulo, cuja última edição reuniu mais de 500 expositores em uma área de 38 mil metros quadrados, movimentou cerca de R$ 300 milhões e reuniu mais de 20 mil visitantes.

Sobre a FORIND NE

A FORIND NE – Feira de Fornecedores Industriais do Nordeste acontece desde terça-feira (24) até amanhã (27), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A feira é referência no setor e conta com 190 expositores, com expectativa de receber mais de cinco mil pessoas nos quatro dias do evento. Na sua programação, a FORIND NE traz também a FORIND NE Marcenaria, uma mostra especial do segmento de móveis e marcenaria; o Espaço Febrava NE (Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar); e o SEIND – Seminário de Instalação e Manutenção Industrial. Em paralelo à feira, ocorrem ainda a SUCRONOR – Mostra Sucroenergética Nordeste e STAB – 16º Seminário Regional sobre a Cana-de-açúcar.

Serviço:

  • FORIND NE Feira da Indústria e IV SUCRONOR NE – Mostra Sucroenergética Nordeste
  • Data: 24 a 27 de abril de 2012
  • Horário: 16h às 22h
  • Local: Centro de Convenção Pernambuco – Olinda/PE
  • Av. Professor Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho / www.sucronor.com.br / www.forindne.com.br – Entrada Gratuita para profissionais do setor.
    Mais informações para a imprensa:

Assessoria de Imprensa – OFICINA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA (Recife)

  • Phone/Fax: +55 81 3221 3165 | Mobile: +55 81 9292 1443 (CLARO) | +55 81 9927 3346 (TIM)
  • Adriana Maia – E-mail adriana@oficinadanoticia.com.br

Reed Multiplus – (Ribeirão Preto)

  • Andréia Vital – andreia.vital@reedmultiplus.com.br Tel. 16 2132.8936 / 9279.4155

Gerência de Comunicação Reed Exhibitions Alcantara Machado (São Paulo)

  • Antonio Alves – antonio.alves@reedalcantara.com.br
  • Monise Hernandez – monise.hernandez@reedalcantara.com.br
  • Marcelle Rodrigues – marcelle.rodrigues@reedalcantara.com.br
  • Rebeca Medina – rebeca.medina@reedalcantara.com.br

Sobre a Reed Exhibitions Alcantara Machado

Criada em 2007, a Reed Exhibitions Alcantara Machado é resultado da joint-venture entre a maior promotora de feiras do mundo, a Reed Exhibitions, presente no Brasil desde 1997, e a maior da América Latina, a Alcantara Machado Feiras de Negócios, fundada em 1956 e líder no mercado latino americano. Com eventos nos setores mais ativos da economia, no biênio 2010-2011 a empresa realizou somente Brasil mais de 56 grandes Feiras de Negócios e Consumo, ocupando assim o 1º lugar em quantidade de eventos, volume de visitantes e compradores, e metragem total de expositores, dentre as empresas associadas à UBRAFE (União Brasileira dos Promotores de Feira).

Reed Multiplus

Em fevereiro de 2011, a Multiplus Feiras & Eventos integra-se também ao grupo Reed Exhibitions, empresa com 25 anos de atuação no segmento e com sede em Ribeirão Preto (SP). Com isso, a promotora amp liou seus eventos nos setores de agronegócios, sucroenérgico e moveleiro. A empresa tem em seu quadro cerca de 40 colaboradores e um portfólio de 10 eventos.

Sobre a Reed Exhibitions

A Reed Exhibitions é a principal organizadora de eventos do mundo, reunindo mais de 6 milhões de profissionais ao redor do planeta, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje, os eventos da Reed estão presentes em 35 países, distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia e organizados por 35 escritórios próprios que empregam mais de 2.500 funcionários. A Reed Exhibitions pertence à Reed Elsevier Group, uma companhia listada entre as TOP 100 da Bolsa de Valores de Londres, e que apresentou em 2010 um total de £6,071Bi e resultados ajustados de £1,706 Bi. O Grupo Reed Elsevier é líder na geração de soluções de informação profissional nos setores Científico, Médico, Legal, Análise de Riscos, de Negócios em Geral.

Pernambuco terá Feira do setor de HVAC-R ar-condicionado refrigeração ventilação e aquecimento Read More »

Aumenta número de empregos para pessoas com deficiência

Com a inauguração do empreendimento de contact center, projeto em parceria com o BID, a AVAPE amplia a oportunidade de inclusão social em todas as regiões onde a Instituição atua

São Paulo, 31 de julho de 2008 – Na última quarta-feira, dia 30, a AVAPE inaugurou seu novo Centro de Empreendimentos, localizado na Avenida Presidente Arthur Bernardes, 271, no bairro de Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo. No local passará a funcionar também o AVAPE NET, contact center instalado em um prédio totalmente adaptado para receber profissionais com deficiência. Estiveram no evento Marcos Antonio Gonçalves, presidente da Federação das AVAPEs (FENAVAPE), Sylvia Cury, presidente da AVAPE, além de empresários parceiros da entidade.

A meta é atingir 500 empregos, com reserva de 30% das vagas para pessoas com deficiência, mais 100 vagas na modalidade de teletrabalho, no período de quatro anos. O projeto é fruto de um Programa de Cooperação Técnica Internacional, assinado entre a entidade e o BID.

Em plena ampliação de suas parcerias, todos os rendimentos provenientes dos serviços prestados pelo AVAPE NET serão revertidos para o atendimento de pessoas com deficiência realizado pela AVAPE.

O AVAPE NET nasce com um grande portfólio de produtos e serviços:

  • Recuperação de Crédito
  • Venda de Produtos Ativa e Receptiva
  • Welcome Call (Boas Vindas)
  • Agendamento
  • Pesquisas
  • SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente)
  • Web Call Center
  • Service Desk
  • Fidelização e Retenção de Clientes
  • Suporte Técnico ou Help Desk
  • Captação de Recursos ou Fundraising
  • Treinamento e colocação de mão-de-obra

Processo Seletivo

O novo empreendimento já está com processo seletivo aberto para a contratação de profissionais. As vagas oferecidas são para agentes de contact center (telemarketing), com trabalho de 6 horas diárias, de segunda-feira a sábado.

Para os postos de teletrabalho podem se candidatar pessoas com mobilidade reduzida, que poderão atuar a partir de suas residências tendo o apoio da tecnologia adequada. As outras oportunidades serão preenchidas por candidatos, em sua maioria, com deficiência.

Anterior ao início das atividades, os interessados passarão por capacitação profissional para a função, com total de 120 horas de treinamento. Neste período a AVAPE oferecerá transporte e alimentação. Segue a descrição das vagas disponíveis:

Agente de contact center

88 vagas

  • Local: Rudge Ramos (São Bernardo do Campo)
  • Requisitos: Ensino Médio (cursando ou completo), desejável habilidade para trabalhar com atendimento, fácil acesso a São Bernardo do Campo (exceto para as vagas de teletrabalho), conhecimento básico em Informática
  • Benefícios: Assistência Médica / Vale Transporte / Vale Refeição
  • Horário de trabalho: de segunda a sábado, 6 horas diárias

Interessados devem enviar CV para o e-mail gilmara.castro@avape.org.br ou entrar em contato pelo (11) 4426-4066

Aumenta número de empregos para pessoas com deficiência Read More »

Socorro investe no esporte radical para deficientes

Cidade, a 120 quilômetros de Campinas, se adapta para receber também os turistas com deficiência

As pessoas com deficiência que gostam dos esportes radicais ganharam um destino apropriado e com toda a estrutura e segurança necessárias para a prática: Socorro, cidade a 120 quilômetros de Campinas, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais. O projeto Aventureiros Especiais foi implantado numa parceria entre a Organização Não-Governamental (ONG) Aventura Especial e o Ministério do Turismo com três parques da cidade: Parque dos Sonhos, Campo dos Sonhos e o Parque Ecológico Cachoeira do Monjolinho.

A missão do projeto foi identificar as adaptações necessárias para viabilizar o turismo de natureza para pessoas com qualquer tipo de deficiência, seja física, mental, sensorial ou múltipla. Estudos indicaram que mudanças em alguns equipamentos, como a adaptação de uma cadeirinha no bote para o rafting, o desenvolvimento de uma cadeira de uma única roda para passear por trilhas e cadeirinhas em outro formato a serem usadas no rapel e na tirolesa, auxiliariam os deficientes para a prática de esportes radicais.

A cidade também desenvolveu o Projeto Socorro Acessível por meio de um convênio entre a Associação para a Valorização e Promoção de Excepcionais (Avape), a Prefeitura Municipal e o Ministério do Turismo. Entre as ações, foram implantados sinais sonoros nos semáforos, a construção e a adaptação de rampas de acessos em locais públicos. Muitos hotéis também se adaptaram para receber esses turistas.

O Parque dos Sonhos, localizado no Vale do Rio Cachoeirinha, implantou um projeto de acessibilidade que garante a facilidade na locomoção e diversão para os deficientes. São 14 atividades que podem ser realizadas, dependendo da deficiência da pessoa.

Todas as instalações do parque receberam sinalizações, desde a entrada até os apartamentos. Para os esportes radicais, um banner indica quais pessoas estão aptas a praticarem as atividades e o grau de dificuldade no decorrer do trajeto. Os cegos, por exemplo, podem realizar todas as atividades. Para as outras deficiências, o parque oferece adaptações. “O importante é estar tudo com muita segurança”, afirma o proprietário, José Fernandes Franco.

Ronaldo Denardo, de 32 anos, repórter da TV Sentidos, aprovou as instalações. Tetraplégico, ele fez rapel e tirolesa. Nesse último, o que ele mais gostou no parque, a descida tem um quilômetro de extensão e fica a 160 metros de altura. “É um misto de emoção, adrenalina, medo e insegurança. Pela minha deficiência, não consigo me controlar, mas, depois, é um prazer imenso”, explica.

Para poder descer, Denardo foi colocado numa cadeira especial, que o deixou completamente preso e seguro. Para ele, todo lugar deveria implantar o projeto de acessibilidade. “Se fosse assim, o mundo para os deficientes seria bem melhor”, observa.

Outro destaque apontado por Denardo é o preparo dos monitores no contato com as pessoas com deficiência. “Eles são muito atenciosos e sabem realmente lidar com os deficientes”, diz. Franco explica que todos receberam treinamento especial, inclusive a linguagem de sinais. “Os monitores sabem o suficiente para não deixar os visitantes em situações constrangedoras.”

Denardo passou dois dias no complexo e elogiou toda a estrutura. Os apartamentos são adequados e têm toda a acessibilidade que facilita a vida dos deficientes. “Indico para todas as pessoas que gostam tanto de esportes radicais quanto do contato com a natureza. É um local que nos dá muito prazer”, destaca.

As instalações dos apartamentos foram adequadas, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para receber esse público. Todos os interruptores estão a um metro de altura e as tomadas distam 60 centímetros do chão. “Fica mais fácil até para as pessoas sem deficiência”, observa Franco. Todos os quartos possuem identificações em braile na porta, além de ter piso tátil para cegos se guiarem.

Os banheiros possuem adaptações que permitem que um cadeirante possa sentar no momento do banho. As torneiras são em alavanca, para permitir o uso de quem não possui força na mão. As portas abrem para fora. “Caso a pessoa passe mal, não é necessário arrombar a porta para salvá-la. Basta arrancar os pinos das dobradiças que a porta se desencaixa”, explica. Outra vantagem é o transporte interno, com alguns veículos modificados, para atender os deficientes.

Os números

20 Mil Visitantes são recebidos por ano no Parque dos Sonhos, que tem uma área total de 400 mil metros quadrados

SAIBA MAIS

De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), de 2000, há 24,5 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência, representando 14% da população. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 500 pessoas tornam-se deficientes diariamente no Brasil, vítimas de acidentes, doenças ou violência.

Normas podem ser conferidas na internet

Em março deste ano, uma parceria entre o Ministério do Turismo e a ABNT resultou em um serviço de acesso às normas técnicas via internet. O serviço virtual faz parte do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2007/2010 e tem também o objetivo de promover a qualidade dos equipamentos e serviços turísticos. Hoje, há 57 normas técnicas para o setor, 18 das quais criadas com apoio do Ministério do Turismo, sendo que 15 são ligadas aos turismo de aventura. Com esse apoio, empresários do setor podem garantir a oferta do melhor produto, trabalhando ao mesmo tempo a satisfação do consumidor, a segurança e a manutenção de um mercado de turismo competitivo e equilibrado. Atualmente, o mercado de turismo de aventura mobiliza aproximadamente 3 milhões de turistas e registra um faturamento anual superior a R$ 290 milhões. Segundo estimativas do Ministério do Turismo, 2 mil empresas comercializam hoje 25 atividades de aventura no Brasil. (RM/AAN)

Tetraplégico mantém espírito aventureiro

Repórter da TV Sentidos dribla limitações e libera a adrenalina em várias modalidades

Antes dos 22 anos, Ronaldo Denardo saltou de bungee jump e praticou rafting. Porém, em 25 de agosto de 1997, sofreu um acidente que mudaria completamente seu destino. Como carona, acompanhava uma amiga que dirigia o veículo quando o carro perdeu o controle e bateu contra um barranco em Itapira. As fraturas, nas quinta e sexta vértebras da coluna cervical, causaram traumatismo raque-medular, deixando o repórter tetraplégico.

Aos poucos, Denardo foi aceitando a situação. “Para quem era bem ativo, foi complicado. Hoje, convivo tranqüilamente”, diz. À época, ele perdeu todos os movimentos e sensibilidade do corpo. Com tratamentos realizados, já recuperou alguns, como o movimento dos braços e um pouco de equilíbrio de tronco.

Há cinco anos, o repórter retomou as atividades radicais. Sua deficiência não impediu de pôr em prática seu espírito aventureiro. Denardo saltou de pára-quedas, paraglider, andou de trike, uma espécie de asa delta motorizada, e voou de balão.

Outra paixão dele é a literatura. Em novembro do ano passado, Denardo pôde, enfim, realizar, um sonho. Publicou o livro autobiográfico Andando Sem Poder Andar (Editora Ibrasa), onde conta momentos antes e depois do acidente. “Falo das minhas aventuras, como foi o trágico dia e minha vida atual”, explica.

O repórter tem a certeza que um dia voltará a ser como era. “Cada dia que passa, tenho mais certeza que vou conseguir. Esse é um dos meus ideais para o futuro.” Eletricista de formação, Denardo ingressou na comunicação graças, segundo ele, ao livro. “Ele me abriu muitas portas. Hoje, me encontro quase que plenamente realizado na profissão”, completa.

Atualmente, trabalha na TV Sentidos, veiculada no canal ABC 12, transmitida para o ABC Paulista. Lá, ele é o “repórter sobre rodas” e trata de assuntos como saúde, voluntariado, transporte, inclusão social, entre outros. (RM/AAN)

O Que Fazer

Atividades Terrestres

  • Tirolesa — Uma das atrações mais procuradas no parque. Como o local está cravado num vale, os desníveis foram aproveitados para construir cinco tirolesas.
    • Do Pânico: é a descida mais longa, com aproximadamente um quilômetro de extensão. Nela, o visitante faz um passeio panorâmico pelo vale e parque. A descida dura cerca de um minuto. Os cabos estão a 160 metros do chão do ponto mais alto.
    • Do Berro: é a descida com a maior velocidade (70km/h). Tem aproximadamente 500 metros de extensão.
    • Do Arrepio: são 250 metros de extensão e o diferencial está na hora da saída, quando o praticante precisa pular de uma rampa a uma altura de 50 metros do chão.
    • Do Calafrio: com 200 metros de extensão, a 35 metros de altura do chão, é bastante panorâmica devido à sua baixa velocidade, passando pelo interior de uma mata.
    • Dos Sonhos: a apenas 10 metros do chão, é a tirolesa ideal para as crianças. Tem 100 metros de extensão.
  • Arvorismo — Por meio de estruturas montadas, o visitante passeia pelas copas das árvores, atravessando pontes, passarelas, cabos, tudo a alguns metros do chão. São três níveis de dificuldade (150, 500 e 800 metros) com várias atividades em cada uma.
  • Rapel — Há três opções de descida, uma de 50 metros no positivo (com apoio para os pés) e outra com 18 metros de altura, com cinco metros de negativo (sem apoio para os pés), na boca de uma gruta. Há também o rapel de 40m todo em negativo.
  • Escalada — São três escaladas, de cinco metros (Fonte), 20 metros (da Cascata) e 50 metros (Pedra Grande).
  • Pêndulo em corda — Queda livre, em que o visitante é fixado em três cordas, a uma altura de 35 metros. O salto é feito de uma plataforma sobre uma árvore e, em seguida, a pessoa fica pendulando alguns minutos até parar totalmente, descendo até o chão por um rapel negativo.
  • Caminhada — São cerca de cinco quilômetros de trilhas dentro e fora da área do parque, passando por matas, cachoeiras, cascatas, numa região entremeada por vales e montanhas.
    Espeleoturismo — São 150 metros de percurso, com duração de aproximadamente uma hora, sendo obrigatório o uso de capacete. A formação rochosa de toda a região é constituída por rochas graníticas, onde as grutas são formações da erosão causada pela ação do rio que passa no interior.
  • Canionismo — A atividade é realizada em um pequeno córrego, que desce as montanhas do parque, formando cascatas e piscinas naturais. A duração do trajeto é de duas horas, utilizando-se de técnicas verticais para transpor os obstáculos.
  • Cicloturismo — Monitores preparados levam grupos com bicicletas por um trajeto de aproximadamente dez quilômetros nas redondezas do parque, passando por trilhas e estradas acidentadas em um cenário cheio de matas nativas, pastagens e cachoeiras.
  • Trampolim — Utiliza-se uma cama elástica e o praticante usa uma cadeirinha acoplada em cordas elásticas que possibilitam pulos de até cinco metros de altura com piruetas.
  • Bola Maluca — É uma bola inflável que permite a entrada de até duas pessoas em seu interior. Ela é solta em uma rampa de grama, rolando por mais de 100 metros de extensão.

Atividades Aquáticas

Canoagem (barco inflável para duas pessoas) — Praticada no Rio Cachoeirinha, num percurso de um quilômetro com corredeiras e pequenas cachoeiras, com o acompanhamento de monitores.

  • Acquaride — O praticante desce o Rio Cachoeirinha deitado num bote individual. As mãos são utilizadas como remo.
  • Bóia-cross — Descida do Rio Cachoeirinha sentado numa boia, o que torna a operação mais estável. Pode ser praticado por crianças acima de 6 anos.

Socorro investe no esporte radical para deficientes Read More »

Atletas da AVAPE-CESEC representarão o Brasil em Pequim

O País poderá bater o recorde de medalhas na China e mostrar que a inclusão pode e deve ser realizada também no esporte

São Paulo, 05 de agosto de 2008 – A delegação de 187 atletas será a maior da história do Brasil na Paraolimpíada de Pequim, que acontece em setembro. Deste total, seis atletas convocados são da parceria AVAPE-CESEC: os judocas Helder Maciel Araújo, Karla Ferreira Cardoso, Daniele Bernardes e Lúcia Teixeira e duas jogadoras do goalball, Luana Cristina da Silva e Adriana Lino.

A convocação dos atletas coroa o trabalho realizado pela AVAPE, instituição focada na inclusão de pessoas com deficiência, e o Centro de Emancipação Social e Esportiva de Cegos (CESEC). “A união de esforços das duas entidades vai muito além do esporte ou de uma oportunidade de trabalho. Ela traduz o conceito de inclusão social no sentido mais amplo, o que possibilita uma rica troca de experiências e intercâmbio entre todos os envolvidos”, afirma Carlos Ferrari, vice-presidente institucional da AVAPE e presidente da Federação Paulista de Desportos para Cegos.

Com essa equipe, o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) espera que o País quebre seu recorde de medalhas na Paraolimpíada, superando a performance dos Jogos de Atenas, em 2004, quando conseguiu 14 de ouro, 12 de prata e 7 de bronze.

Campeões consagrados
Os atletas da parceria AVAPE-CESEC sonham, agora, trazer a cobiçada medalha de ouro de Pequim. Experiência para isso eles têm de sobra:

Judô
Helder Maciel Araújo é o atual campeão parapanamericano e europeu na categoria peso ligeiro (até 60kg) e participou dos Jogos de Atlanta (1996) e Sidney (2000).

Karla Ferreira Cardoso foi campeã mundial em Quebec, no Canadá, em 2003, na categoria peso ligeiro (até 48kg) e conquistou a medalha de prata nas Paraolimpíadas de Atenas, em 2004.

Daniele Bernardes subiu ao degrau mais alto do pódio em 2007 durante o Parapanamericano, na categoria peso leve (até 57kg), feito repetido no VI Grand Prix de Judô para Cegos, realizado no ano passado, em São Paulo. A atleta também foi medalhista na Grécia, quando ganhou o bronze.

cia Teixeira possui uma recente trajetória na categoria do judô para pessoas com deficiência. Ela começou profissionalmente no esporte paraolímpico em 2006, tendo competido por muito tempo entre os atletas sem deficiência. Em pouco tempo, foi uma das convocadas para o Parapan e, hoje, integra a seleção brasileira que estará em Pequim.

Goalball
Modalidade criada exclusivamente para atletas com deficiência, as representantes selecionadas são as experientes: Luana Cristina da Silva, campeã brasileira em 2005 e integrante da equipe brasileira que competiu nos jogos de Atenas, e Adriana Lino, que também esteve na Grécia e disputou mais três campeonatos mundiais da modalidade.

Parceria AVAPE e CESEC
Batizada de “AVAPE no Podium!” a parceria firmada no final de 2007 pretende unir a experiência das duas instituições em suas respectivas áreas de atuação. Por um lado, o CESEC, Centro de Emancipação Social e Esportiva de Cegos, disponibilizará projetos esportivos, enquanto que a AVAPE, instituição focada na inclusão de pessoas com deficiência, apoiará os atletas paraolímpicos por meio de programas de capacitação profissional, preparando-os para ingressar no mercado de trabalho quando encerrarem a carreira no esporte.

Pessoas maiores de 14 anos de idade e que possuam qualquer tipo de deficiência e que residam em áreas de risco e vulnerabilidade social também poderão ser beneficiados pelo projeto, desde que tenham condições de praticar um esporte.

Atletas da AVAPE-CESEC representarão o Brasil em Pequim Read More »